Como a educação corporativa pode ajudar a escalar seu negócio

A expansão do negócio começa antes mesmo do início das atividades da sua organização, no momento em que você tem a ideia clara dos resultados que espera para sua empresa, a partir de um crescimento sustentável. Assim, quando as ideias se conectam e as engrenagens começam a funcionar, escalar o negócio se torna o próximo passo.

Mas, o que é escalabilidade?

Em resumo, escalabilidade é a capacidade de uma organização crescer sem ter que aumentar os custos na mesma proporção, ou seja, sem ter impactos diretos na estrutura ou nos recursos disponíveis diante do aumento da produção.

Assim, uma organização escalável é aquela capaz de manter ou de melhorar sua margem de lucro, enquanto o volume de vendas aumenta. O gráfico a seguir representa o cenário de uma organização escalável: o crescimento dos custos é constante e, em determinado ponto, é superado pelo aumento considerável da receita.

Escalar negócios é uma tarefa que exige planejamento. É preciso que seus colaboradores estejam preparados para as diversas situações do dia a dia. Por isso, é fundamental investir em treinamentos escaláveis nessa etapa.

Possuir um negócio escalável é o desejo da maioria dos empreendedores. Para alcançar este objetivo, é preciso desenvolver padrões de qualidade reconhecidos e modelos de operação replicáveis, que irão permitir que a organização cresça, a partir da abertura de  filiais ou de franquias.

Neste contexto, soluções de gestão do conhecimento e de educação corporativa tornam-se essenciais  para replicar produtos e serviços de forma confiável e consistente. Afinal, para escalar é preciso compartilhar conhecimento sobre processos e operações da organização com todos os envolvidos – colaboradores diretos, indiretos, fornecedores, franqueados, entre outros.

Para isso, são necessárias metodologia e tecnologia adequadas, que garantam o compartilhamento de conhecimento de forma ágil e assertiva, permitindo escalar produtos, processos e habilidades que representam o diferencial da empresa e do negócio.

Ou seja, a educação corporativa também precisa de uma estratégia escalável

Tenha em mente: não importa o tamanho da sua organização, investir no capital intelectual é a ação com melhor custo-benefício que você poderá adotar. Por isso, as organizações estão investindo em educação corporativa e muitas estão indo além: capacitando não só os colaboradores, mas toda a cadeia produtiva.

As soluções de educação corporativa estão cada dia mais conectadas às demandas das pessoas e do negócio, inovando a forma de aprender no contexto das organizações. O uso de técnicas como storytelling e gamificação, por exemplo, têm transformado treinamentos maçantes em experiências imersivas, que promovem a aprendizagem experiencial ao abordar boas e más práticas, a partir de  histórias autênticas ao dia a dia de trabalho, fomentando tomadas de decisão em ambiente simulado e seguro.

Para que sua empresa também possa inovar as ações de aprendizagem para escalar de forma sustentável, fique atento a algumas dicas. Escolha soluções do mercado que garantam:

Autonomia nos processos de criação e de edição de conteúdo:

Dados e informações se alteram de acordo com a dinâmica do mercado, por isso é importante a constante atualização do conteúdo das ações de aprendizagem, de forma ágil e  sem a dependência de terceiros.

Indicadores de performance:

De nada adianta investir na capacitação de seus colaboradores, testá-los diante de contextos autênticos à realidade do dia a dia, e não ter visibilidade dos indicadores de performance. Esses permitem mensurar pontos estratégicos que ainda precisam ser trabalhados.

Responsividade:

Seus colaboradores devem conseguir acessar informações e ações de aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar e  dispositivo. Por isso, invista em tecnologias responsivas.

Possibilidade de acesso online/offline:

Você deve prever que nem sempre seus colaboradores estarão online. Por isso, é importante garantir o acesso às ações de aprendizagem, mesmo no modo offline.  

 

Enfim, invista em uma solução que permita que suas ações de aprendizagem também sejam escaláveis. Criar uma cultura de colaboração e compartilhamento de conhecimento é essencial para otimizar processos, produtos e serviços, gerando um ciclo virtuoso de inovação dentro da sua organização.

Quer saber mais sobre como uma estratégia diferenciada de educação corporativa pode ajudar a escalar seu negócio? Conheça o case de uma montadora de automóveis que capacitou toda sua força de vendas, escalando o treinamento de seus vendedores.

Tags: Educação Corporativa, Escalabilidade, Inteligência de Negócio,