Inovação em Treinamentos: como gerar valor para sua empresa

O sucesso nos negócios é sobre pessoas, pessoas e pessoas. Seja qual for o setor de uma empresa, seus funcionários são sua maior vantagem competitiva.
Richard Branson – Fundador do Grupo Virgin

Afinal, empresas são, antes de mais nada, feitas de pessoas. E ter um bom time é essencial para um negócio crescer e gerar impacto. Talvez seja por isso que muitos empreendedores reconhecem a gestão de pessoas como o desafio que mais dói.

Dificuldades como desenvolvimento de lideranças, cultura organizacional e capacitação são alguns dos processos que os gestores reconhecem pelos gestores que precisam ser otimizados nas empresas deles.

E como as empresas enfrentam cada vez mais incertezas e mudanças com a transformação digital, formar talentos motivados, capazes de liderar e de fazer as coisas acontecerem é primordial.

Cultura da aprendizagem em prol do crescimento

E se o crescimento de uma organização depende de seus colaboradores, estimular o aprendizado constante os motiva tanto profissional quanto pessoalmente, pois lhe dá a oportunidade de crescer e melhorar constantemente.

Não é novidade a importância do papel dos treinamentos na formação de um bom time, alinhado aos objetivos do negócio. Um ambiente de aprendizagem garante que os colaboradores da empresa sejam competitivos e impulsionados pelo crescimento.

Por isso, organizações de sucesso desenvolvem seus talentos dentro de casa e promovem o compartilhamento de experiências, o que fomenta a gestão do conhecimento. Dentre as diversas vantagens, destacamos três:

Identificar e trabalhar fraquezas 

Com um programa de treinamento sua empresa consegue identificar e fortalecer habilidades que cada colaborador precisa melhorar.

Melhorar desempenho

Um colaborador que recebe treinamento necessário tende a ser mais eficaz em suas tarefas, com ações mais assertivas. Além disso, com o treinamento o colaborador é capaz de compreender melhor o negócio como um todo e a importância de suas atividades para o sucesso da empresa.

Motivação/engajamento

Colaboradores capacitados têm vantagens competitivas em relação a concorrentes, se sentem valorizados no mercado e com isso mais satisfeitos com suas atividades, mais engajados e confiantes em auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos de mercado.

Compartilhamento de experiências

Além de promover a comunicação entre setores, o compartilhamento de experiências entre as pessoas permite que as tomadas de decisão sejam mais ágeis e assertivas, melhorando a entrega aos clientes e os resultados para o negócio, a partir da troca de conhecimentos adquiridos no dia a dia.

O pensamento disruptivo para inovar os treinamentos

Com as novas tecnologias digitais impactando cada vez mais no dia a dia das pessoas, novos comportamentos surgem também dentro das empresas. E um dos desafios desta nova era digital está em como captar a atenção e engajar profissionais que, hoje, se deparam com milhares de conteúdos, clamando por atenção e acessíveis em qualquer lugar.

Como resultado, muitas empresas estão procurando uma nova abordagem para o desenvolvimento de pessoas em resposta às mudanças sociais e culturais decorrentes dos avanços tecnológicos. E aí que entra a importância da inovação.

Existe uma maneira melhor de se fazer isso?

O pensamento disruptivo começa com essa pergunta simples. E o processo de formação e retenção de talentos da sua empresa também deve ser repensado, criando estratégias mais eficazes. 

Como?

A inovação pode se apresentar de duas formas nesse caso: por meio da tecnologia e pelo uso de metodologias.

Tecnologia

O uso da tecnologia é um componente-chave para as organizações que estão cada vez mais aproveitando as vantagens e os benefícios oferecidos pelas novas ferramentas digitais para otimizar as estratégias de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Entre os benefícios, podemos destacar:

  • Aprendizado móvel (mobile) – a qualquer hora e em qualquer lugar
  • Sistemas em nuvem
  • Realidade aumentada
  • Realidade virtual
  • Cenários 360º.

Mas sabemos que a tecnologia pela tecnologia não faz milagre. É muito importante avaliar e garantir que as ferramentas usadas abordem os desafios reais do colaborador e se alinhem com os objetivos de negócio da empresa. Por isso, é preciso pensar também em um processo metodológico que faça sentido para as demandas identificadas.

Metodologia

Cada pessoa aprende de uma maneira diferente e em um ritmo diferente, o que pode ser potencializado pelo uso de métodos inovadores, escolhidos para guiar a cultura de aprendizagem na empresa e a retenção do conhecimento necessário para enfrentar os desafios do dia a dia.

Diversos métodos estão ganhando destaque nas empresas, como:

  • Gamificação
  • Storytelling
  • Aprendizagem experiencial
  • Aprendizagem colaborativa
  • Jogos de aprendizagem.

Quais as vantagens para a minha empresa?

Inovar o processo de treinamento nas empresas, integrando metodologias e tecnologias inovadoras, impacta na capacitação, na motivação e no engajamento das pessoas e, como consequência, no retorno sobre o investimento (ROI), que é o objetivo principal de todo e qualquer negócio. Pessoas comprometidas com o propósito e com os desafios da empresa tendem a compartilhar experiências do dia a dia, sendo mais colaborativas e produtivas.

Listamos alguns dos retornos que a inovação em treinamentos pode trazer para a sua empresa:

  • Escalabilidade
  • Engajamento
  • Inteligência de dados
  • Colaboratividade
  • Performance.

Com isso, é possível perceber que os treinamentos continuam sendo importantes a qualquer estratégia de negócio. Com inovação, a capacitação pode ser melhor direcionada para fornecer simulações mais autênticas ao dia a dia, vivenciadas em ambiente seguro, o que permite testar as habilidades das pessoas sem acarretar em ônus para as empresas.

Quer saber como as inovações educacionais podem ajudar a tornar o processo de treinamento mais eficaz e a melhorar os resultados da sua organização? Acompanhe a nossa série de vídeos: Inovações Educacionais que Transformam.

Tags: Capacitação, Inovação, Tecnologia, Treinamento,